Notícia - Por que é tão importante perguntar durante as aulas?

Perguntar pode gerar inúmeros benefícios, tanto para alunos quanto para professores, afinal não existe problema algum em ter dúvidas. Confira algumas razões para o valor das perguntas durante as aulas:

 

Ajuda o professor

As perguntas podem ser um meio de avaliação da aprendizagem dos alunos. Para os professores, nem sempre é fácil verificar o desempenho da turma. Quando os alunos fazem perguntas durante a aula, é possível identificar as dúvidas sobre a matéria e, dessa forma, procurar uma nova maneira de resolvê-las.

 

Ajuda os colegas de classe

Todos têm dúvidas, mesmo que não perguntem. Há quem tenha vergonha de expor a dificuldade diante da turma, portanto quem pergunta também pode estar ajudando os outros mais tímidos. Além disso, perguntas geram curiosidade, podendo servir como base para outras dúvidas que possam ser tiradas.

 

Desenvolve a oratória

Pode parecer bobo, mas elaborar e fazer perguntas permite o desenvolvimento da oratória. Esse recurso é fundamental para a vida acadêmica e profissional, por isso aprimorá-la desde cedo pode ser um diferencial no futuro. Assim, as aulas são os momentos ideais para sanar as dúvidas e treinar a retórica.

 

Movimenta a aula

As pessoas conseguem manter a atenção em algo por mais ou menos 30 minutos, e as perguntas ajudam na dinâmica da aula e na concentração dos estudantes. Há quem diga que perguntar durante a aula significa atrapalhar, mas a verdade é que existem pessoas que precisam de movimento para se manterem focadas. Prestar atenção nas perguntas e respostas podem ser grandes incentivadores para se manter o foco na sala de aula.

 

Gera aprendizado

Perguntar é refletir sobre o próprio conhecimento. Quando o aluno questiona o professor sobre suas dúvidas, avalia o que já sabe e estimula o interesse sobre determinada matéria. A curiosidade também é aliada ao aprendizado, já que prepara o cérebro e torna mais gratificante a informação que virá em sequência.

 

Entenda que a sua participação na sala de aula pode acrescentar muito valor ao que está sendo ensinado. Saiba os momentos certos de perguntar para que não atrapalhe, mas não deixe as dúvidas de lado por vergonha. Veja também como se preparar para apresentar trabalhos na sala de aula.

 

Aqui estudar é poder!

O Colégio Prisma COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Acesse www.coc.com.br  

Fonte: Portal COC


Galeria de Fotos